Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE


O Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é iniciativa da Gestão 2007/2009 com o intuito de disponibilizar uma ferramenta de gerenciamento do seus congresso e de publicação eletrônica dos anais dos congressos científicos, contribuindo assim, para a democratização do acesso ao conhecimento produzido pelos membros dessa comunidade.

Abaixo, você pode navegar em cada congresso e acessar em "Anais" os textos na íntegra dos trabalhos aprovados e apresentados. Ao lado, você pode utilizar o formulário de Pesquisa para buscar por artigos, resumos e autores artigos publicados nos Anais do Congressos hospedados no SOAC.

Simpósio Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: 25 anos dos Grupos de Trabalho Temático

Acessar a Congresso

VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO)

I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE DA/NA AMAZÔNIA; VIII CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CONCENO) e VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFAP
“Educação Física no Meio do Mundo: realidade, contradições e possibilidades na formação, produção do conhecimento e campos de atuação” será realizado no Estado do Amapá, no município de Macapá-AP, na Universidade Federal do Amapá, no período de 21 a 24 de setembro de 2022. O Congresso Norte Brasileiro de Ciências do Esporte é um evento de caráter científico criado com o intuito de dar amplitude às discussões ligadas aos campos de pesquisa em torno da produção e sistematização do conhecimento em Educação Física/Ciências do Esporte na região Norte do Brasil. O evento regional, que ocorreu em sete edições, vislumbra a possibilidade de consolidar parcerias institucionais em que há a presença de cursos de Educação Física, grupos de pesquisa, programas de pós-graduação, movimentos sociais, clubes, federações e organismos de característica pública ou privada que tenham interesse na elaboração de conhecimentos, socialização de experiências e ampliação e aprofundamento do debate em questões ligadas ao campo da Educação Física/Ciências do Esporte. O CONCENO tem como objetivo central proporcionar um amplo e profundo debate sobre a concreticidade da realidade em suas contradições e as possibilidades na Produção do Conhecimento, Formação e Atuação em Educação Física/Ciências do Esporte a partir da/na região Norte do Brasil. Quanto às suas normas, seguiremos as orientações do Conbrace 2022, tendo como possibilidades de trabalhos: a) resumo simples; b) resumo expandido, ambos podem configurar estudos e pesquisas concluídos, em andamento e/ou relato de experiência.

Acessar a Congresso

IV SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UFT MIRACEMA

A IV Semana acadêmica de Educação Física é um evento organizado pelo colegiado do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Miracema, em parceria com Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, no qual serão debatidas questões acerca da Educação Física na atualidade. A temática da edição de 2021 é “A Educação Física em tempos de distanciamento social”.

Acessar a Congresso

II Simpósio de Educação Física e Saúde Coletiva no Contexto Amazônico - SEFSCCA

Tema: Tempos de pandemias e modos de re-existência
Local: Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Evento Online
Período: 31 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2021
Faça sua inscrição em: https://bit.ly/IISEFSCCA
O envio de trabalhos será exclusivamente pelo E-mail iisefscca@gmail.com e foi PRORROGADO até às 23h59min do dia 16 de agosto de 2021. Acesse as normas de submissão clicando Aqui.

Acessar a Congresso

XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte


XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tema: EDUCAÇÃO FÍSICA &
CIÊNCIAS DO ESPORTE NO TEMPO PRESENTE: DEFENDER VIDAS, AFIRMAR AS CIÊNCIAS

Local: Belo Horizonte/MG
Período: 12/09 a 17/12 de 2021

Acessar a Congresso

XI Congresso Goiano de Ciências do Esporte (CONGOCE) e Pré-XXII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte (CONBRACE)


XI Congresso Goiano de Ciências do Esporte (CONGOCE) e Pré-XXII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte (CONBRACE) e Pré-IX Congresso Internacional de Ciência do Esporte (CONICE)
Tema: Educação Física e Ciências do Esporte no Cerrado: defender vidas, afirmar as ciências

Período: 19 a 21 de agosto de 2021

Acessar a Congresso

Pos-Fórum ISA - CP 54 - O corpo nas ciências sociais e II Seminário Internacional Corpo e Cultura



O RC 54 - O corpo nas Ciências Sociais da Associação Internacional de Sociologia lança seu Post Forum "O corpo no contexto da Pandemia" que ocorrerá de 02 a 04 de setembro de 2021.
RC 54 - The Corps in Social Sciences of the International Sociological Association (ISA) launches its POST FORUM “BODIES IN THE PANDEMIC CONTEXT”, which will be held from 02 to 04 September 2021.

Acessar a Congresso

XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura


O congresso congrega pesquisadores/as que se debruçam sobre a temática das Atividades de Aventura, bem como profissionais do lazer, do turismo e outras áreas afins. O objetivo é debater questões contemporâneas relacionadas ao tema, como meio ambiente, ensino, turismo, lazer etc.

Acessar a Congresso

X Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES

Submissões de trabalhos: até 31 Maio de 2020

O tema selecionado para o Evento de 2020 - Educação Física e Ciências do Esporte no Sul do Brasil: contribuições e perspectivas – leva em consideração inicialmente a identificação da área acadêmica feita contemporaneamente pelo CBCE, optando pela conjunção das expressões “Educação Física” e “Ciências do Esporte”, que tradicionalmente apresentam-se nas discussões epistemológicas, mas sem ainda um consenso.
Tende-se a entender que as Ciências do Esporte seriam as esferas científicas provenientes de várias e diferentes áreas biodinâmicas, comportamentais e socioculturais, que, quando voltadas à interpretação e estudo do movimento humano e suas respectivas manifestações culturais, informariam uma área de conhecimento e/ou intervenção específica reconhecida como Educação Física. O restante da denominação da temática do Evento diz respeito ao momento histórico no qual é realizado, entendendo-se que trata-se de uma edição comemorativa e, por isso mesmo, propícia para uma reflexão profunda sobre o seu papel e o papel da própria comunidade acadêmico-científica para a Educação Física/Ciências do Esporte do Sul do país ao longo ao menos dos últimos 17 anos, desde quando os Sulbrasileiros são realizados. A partir da memória, de sua diagnose e análise crítica, busca-se perspectivar e prospectar o futuro, contribuindo para o diálogo e construção epistemológica e profissional da Educação Física/Ciências do Esporte do Sul, do Brasil e da comunidade de países Ibero-Americanos.

Objetivos

Discutir temas pertinentes à Educação Física/Ciências do Esporte a partir de uma perspectiva crítica do passado e presente, em busca de delinear possíveis melhores rumos para o futuro.

Para verificar as normas de submissão do evento, acesse o link abaixo: Normas para submissão de trabalhos para o X Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Datas: 16 a 18 de setembro de 2020

Local: Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil

Acessar a Congresso

30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e 9º Seminário de Estudos do Lazer

Evento: 30º ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer
Tema central: Lazer e envelhecimento na era digital
Data: 14 a 16 de novembro de 2019
Local: Campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Realização: Centro Universitário Internacional – UNINTER; Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
Apoio: Universidade Federação do Paraná – UFPR, SESC-PR, ANPEL, CBCE, LICERE, SMELJ – Prefeitura Municipal de Curitiba.

Acessar a Congresso

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte



XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tema: O que pode o corpo no contexto atual? Controle, regulação e perda de direitos como desafios da Educação Física e Ciências do Esporte
Local: Natal/RN.
Período: 16 e 20 de setembro de 2019

Acessar a Congresso

I Seminário Estadual de Ciências do Esporte do Tocantins

Título: I Seminário Estadual de Ciências do Esporte do Tocantins
Tema: O que pode o corpo no contexto atual?
Período: 1 e 2 de julho de 2019
Local: IFTO - Campus Palmas - Tocantins

Acessar a Congresso

X Congresso Goiano de Ciências do Esporte do CBCE e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO

X Congresso Goiano de Ciências do Esporte e XI Congresso de Educação Física de Jataí-GO
Tema: Educação Física em tempos de novos contornos e demandas.
Período de realização: 23 a 25 de maio de 2019

Acessar a Congresso

XVI Jornada Pedagógica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

A XVI Jornada Pedagógica do CBCE é uma realização da Secretaria Estadual da Bahia em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento, historicamente, vem contribuindo para consolidação e construção da crítica e da socialização do conhecimento da área de Educação Física, Esportes e Lazer, no Estado da Bahia.

Acessar a Congresso

VIII Fórum de Pós-Graduação do CBCE e V Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da EF

A proposta deste evento está assentada no desafio da materialização de abordagens multi e interdisciplinares nas práticas de pesquisa e de produção de conhecimentos na área de Educação Física, num sentido de superação de modelos burocráticos, meritocráticos e conservadores. O desafio está em construir e implementar - coletivamente - novos/outros conjuntos de práticas e de indicadores, especialmente aqueles que coloquem mais centralidade nos esforços multi e interdisciplinares no campo de conhecimentos da Educação Física.

Acessar a Congresso

VIII Seminário de Estudos do Lazer

VIII Seminário de Estudos do Lazer
Tema: Lazer e envelhecimento na era digital
14 a 17 de novembro de 2018
Maringá - Paraná

O Seminário de Estudos do Lazer (SEL) teve início no mesmo ano de surgimento do Grupo de Estudos do Lazer (GEL/CNPq). O objetivo do evento é difundir o conhecimento sobre lazer e recreação, numa perspectiva multidisciplinar, valorizando aspectos essenciais à formação e atuação na área: a vivência e o debate; a fundamentação teórica e a experimentação; as pesquisas científicas e os relatos profissionais. Neste ano o evento é especial, na condição oficial de pré-ENAREL. O ENAREL 2019 será realizado em Curitiba com o tema “Lazer e envelhecimento na Era digital”. Em 2019 o XXX ENAREL ocorrerá em Curitiba, Paraná, Brasil.

Acessar a Congresso

V Seminário Nacional Corpo e Cultura CBCE I Seminário Internacional Corpo e Cultura CBCE IV Sem. Nacional e Intern. HCEL

V Seminário Nacional Corpo e Cultura do CBCE, I Seminário Internacional Corpo e Cultura do CBCE, IV Seminário Nacional do HCEL e I Seminário Internacional do HCEL
Temática: Corpo e Cultura: Desafios da produção do conhecimento no tempo presente
Período de realização: 30 de agosto a 1 de setembro de 2018
Local: FACED/UFBA (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela) Salvador / Bahia / Brasil

Acessar a Congresso

VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte

Período de Realização: 01, 02 e 03 de novembro de 2018
Cidade: Palmas, Tocantins
Instituição que sediará: Instituto Federal do Tocantins (IFTO - Campus Palmas).

“EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER NA REGIÃO NORTE: INTERVENÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO”

O “Congresso de Ciências do Esporte – região Norte” (CONCENO) é um evento de caráter científico criado com o intuito de dar amplitude às pesquisas produzidas na região norte do Brasil nos campos da Educação Física, do Esporte e do Lazer. O evento regional vislumbra a possibilidade de consolidar parcerias entre instituições onde há a presença de cursos de Educação Física, grupos de pesquisa, programas de pós-graduação e movimentos sociais, clubes, federações e organismos de característica pública ou privada que tenham interesse na troca de conhecimentos, socialização de experiências e ampliação do debate nas questões ligadas a estas áreas de intervenção e produção de conhecimento.

Acessar a Congresso

VII Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte

VII Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte - CONCOCE
Período de realização: 20 a 22 de setembro de 2018
Realização: Secretaria Distrital do CBCE (CBCE DF)
Local: Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UNB)
Cidade: Brasília

O VII Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte visa promover o intercâmbio acadêmico e cultural, entre os acadêmicos e professores da Educação Física e Ciências do Esporte, da região Centro-Oeste, e pesquisadores do cenário nacional, regional e estadual, para debater acerca dos impactos para Educação, Educação Física, Esporte e Lazer após a instauração em nosso país de um golpe de Estado, que a bibliografia pertinente caracteriza como jurídico-midiático-parlamentar. Devemos conhecer essa conjuntura, para podermos contribuir para a formação inicial e continuada dos professores e estudantes da área, bem como fomentar e socializar o processo de produção do conhecimento acadêmico-científico. Face ao exposto, o VII CONCOCE apresenta como temática central “Democracia e Emancipação: a Educação e a Educação Física na região Centro-Oeste em tempos de golpe”.

Acessar a Congresso

IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte
VII Congresso Estadual de Educação Física na Escola
I Congresso Estadual de Atividade Física, Saúde e Treinamento

Com a temática “O direito humano à educação, saúde e lazer: políticas públicas, formação, pesquisa e intervenção da Educação Física”, o evento tem por objetivo proporcionar troca de experiências acadêmicas e profissionais sobre educação, saúde e lazer, nos campos escolares e não escolares; oportunizar espaço para a divulgação da produção de conhecimento por meio da apresentação e publicação de pesquisas científicas e relatos de experiências profissionais; dialogar e refletir sobre o direito humano à educação, saúde e lazer; conhecer e debater as políticas públicas brasileiras voltadas ao tema do evento, assim como discutir o compromisso da ciência com o desenvolvimento social.

Acessar a Congresso

XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O Congresso Espírito-Santense de Educação Física (CONESEF) é um evento de periodicidade bienal e constitui-se como um dos maiores eventos estaduais da Educação Física brasileira. É uma ação desenvolvida pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Devido ao número de seiscentas (600) vagas oferecidas para professores e alunos da Educação Física (e Educação em geral), é possível afirmar que o CONESEF é um dos principais fóruns de formação e de compartilhamento de saberes/fazeres destinados aos professores de Educação Física em todo o Brasil.

Acessar a Congresso

VII Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE

VII Congresso Nordeste de Ciências do Esporte - CONECE

Este projeto trata da realização do VII Congresso Nordeste de Ciências do Esporte (CONECE) que abordará o tema: “Descompaço na produção científica em ciências do esporte no Nordeste: uma reflexo(ação) necessária”. O evento está previsto para ocorrer no período de 16 a 18 de Maio de 2018, na cidade de Fortaleza, Ceará, nas dependências da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).
O evento é uma realização da Secretaria Estadual do Cearádo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE – CE) com o apoio das secretarias estaduais do CBCE da região Nordeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Acessar a Congresso

III CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO LAZER | XVII SEMINÁRIO "O LAZER EM DEBATE"



III Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer| XVII Seminário "O Lazer em Debate"

Tema: Lazer e Vida com qualidade em tempos de violação dos direitos sociais.
Data: 27 a 30 de Abril de 2018
Local: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, Brasil

Acessar a Congresso

II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

II Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Tema: Gestão Pública Municipal de Esporte e Lazer
Data: 23 e 24 de novembro de 2017
Local: Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil

Acessar a Congresso

VI CONCENO | II SEMINÁRIO INTERNO DO PIBID ED. FÍSICA/UFAC | I SEMINÁRIO CBCE-AC | I SEMINÁRIO REDE CEDES-AC/UFAC

VI CONGRESSO NORTE BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CONCENO
II SEMINÁRIO INTERNO DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/UFAC
I SEMINÁRIO REGIONAL DO CBCE-AC
I SEMINÁRIO DA REDE CEDES DO ACRE/UFAC

Tema:Esporte, Lazer, Educação Física e Educação -
Caminhos Significativos para a Formação
Data: 05, 06 e 07 de junho de 2017
Local: Centro de Convenções UFAC
Rio Branco - Acre

Acessar a Congresso

XX CONBRACE | VII CONICE



XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tema: Democracia e Emancipação: desafios para a Educação Física e Ciências do Esporte na América Latina
Local: Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás na cidade de Goiânia/GO.
Data: 17 e 21 de setembro de 2017

ANAIS DISPONÍVEL NO SOAC-CBCE
Prezad@s Congressistas:
Os arquivos dos trabalhos apresentados no XX CONBRACE VII CONICE, na cidade de Goiânia-GO, estão disponíveis na plataforma SOAC do CBCE. Os trabalhos estão disponíveis no seguinte link: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2017/7conice/schedConf/presentations

Acessar a Congresso

I ENPPEL e II JORNADA REDE CEDES/GO

Anais I ENPPEL e II JORNADA REDE CEDES/GO

I Encontro Nacional de Pesquisadores de Políticas Públicas em Educação Física, Esporte e Lazer
II Jornada de Formação de Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes do Estado de Goiás

Tema: Políticas Públicas em Educação Física, Esporte e Lazer
Data: 15, 16 e 17 de dezembro de 2016
Local: Universidade Federal de Goiás - UFG
Goiânia, GO.

Acessar a Congresso

XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Anais do XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE



XXVIII Encontro Nacional de Recreação e Lazer
VI Congresso Nordeste de Ciência de Esporte
I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Esporte e Lazer da Rede Cedes do RN

Tema: Lazer, Práticas Corporais, Estado e Participação Popular
Data: 15 a 18 de novembro
Local: Natal, RN

Acessar a Congresso

IX Congresso Goiano de Ciências do Esporte

O IX CONGOCE reunirá estudantes, profissionais e pesquisadores goianos da Educação Física e das Ciências do Esporte.

Tema: As Bases Nacionais Curriculares Comuns
Local: Quirinópolis, GO.
Data: 25 e 27 de agosto de 2016

Acessar a Congresso

VI Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Anais do VI Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte



III Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica da Educação Física e VI Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Tema: A Pós-Graduação na Educação Física e a Educação Básica Brasileira
Local: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Data: 01, 02 e 03 de junho de 2016

Acessar a Congresso

VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Anais VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte



Data: 08 e 10 de setembro de 2016
Local: Universidade do Extremo Sul Catarinense | UNESC | Criciúma | Santa Catarina

Acessar a Congresso

XIX CONBRACE e VI CONICE

Anais do XIX CONBRACE e VI CONICE

Miniatura do banner XIX Conbrace / VI Conice. Clique para acessar a página.

Data:8 à 13 de Setembro de 2015;
Local: Vitória, ES;
Tema: “Territorialidade e diferenças regionais no Brasil e na América Latina: conexões com a Educação Física e Ciências do Esporte”.

Acessar a Congresso

VI Congresso de Ginástica para todos e Dança no Centro-Oeste

Anais do VI Congresso de Ginástica para todos e Dança no Centro-Oeste


Data: 22 a 24 de outubro de 2015
Local: Goiânia/GO

Acessar a Congresso

V Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Data: 30 de Outubro à 01 de Novembro de 2014
Local: Belém, Pará (UFPA, Campus Guamá)
Tema: A formação e atuação em Educação Física, Lazer e Ciências do Esporte no Norte do Brasil

Acessar a Congresso

VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Anais do VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte




Data: 25 a 27 de setembro de 2014
Local: Matinhos, PR (UFPR - Setor Litoral)
Tema: Percursos e Percalços do Trabalho no Lazer, no Esporte e na Escola: tensões e perspectivas em “tempos de megaeventos”

Acessar a Congresso

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Anais do V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte



Data: 25 a 27 de setembro de 2014
Local: Campus da Universidade Federal de Lavras - Lavras- Minas Gerais
Tema: EDUCAÇÃO FÍSICA/CIÊNCIAS DO ESPORTE: políticas, dilemas e controvérsias

Acessar a Congresso

VI CONCOCE e X CONEF

Anais do VI CONCOCE e X CONEF




Data: 18 a 20 de setembro de 2014
Local: Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
Tema Central: Realidade e Perspectivas da Educação Física no Centro-Oeste Brasileiro: legitimidades da formação e da intervenção profissional.

Acessar a Congresso

V Congresso Nordeste de Ciências do Esporte

Anais do V CONECE

Data: 25 à 27 de setembro de 2014.
Local:Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia.
Tema: (Re) pensando a Educação Física no século XXI: formação, intervenção e identidade profissional.

Acessar a Congresso

XVIII CONBRACE e V CONICE

Anais do XVIII Conbrace e V Conice





Data: 02 à 07 de Agosto de 2013
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília - DF
Tema: Identidade da Educação Física e Ciências do Esporte em tempos de megaeventos.

Acessar a Congresso

IV Seminário Nacional Corpo e Cultura

Anais do IV Seminário Nacional Corpo e Cultura

Data: 25 a 27 de Abril de 2013.
Tema: Corpo e Práticas Corporais: entre os conceitos e a realidade.
Local: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (Campus I - Praça Universitária em Goiânia).

Acessar a Congresso

V Simpósio Nacional da Cultura Corporal e Povos Indígenas e I Seminário Inter. de EF, Esportes e Comu. Tradicionais

Anais do V Simpósio Nacional da Cultura Corporal e Povos Indígenas e I Seminário Internacional de Educação Física, Esportes e Comunidades Tradicionais


Ir para a página do Congresso


Data: de 09 a 12 de outubro de 2013.
Local: Centro de Educação Física e Desportos - CEFD/UFES - Vitória-ES

Acessar a Congresso

VI Coloquio de Epistemologia da Educação Física

Anais do VI Coloquio de Epistemologia da Educação Física

Data: 13 e 14 de Dezembro de 2012
Local: CEFD/UFES
Tema: Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos.

Acessar a Congresso

IV Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá

Tema: “A preguiça da Educação Física no meio do mundo, discursos sobre saúde e formação”
Local: Universidade Federal do Amapá - Macapá - Amapá
Data: 05 a 07 de Dezembro de 2012

Acessar a Congresso

IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte

Anais do IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte



Data: 19 a 21 de setembro de 2012
Tema: Produção do Conhecimento e Prática Pedagógica: desafios e possibilidades a Educação Física e Ciências do Esporte
Local: Universidade Estadual de Feira de Santana

Acessar a Congresso

V Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte (CONCOCE) e I Congresso de Sul-mato-grossense de Ciências do Esporte

Anais do V Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte (CONCOCE) e o I Congresso de Sul-mato-grossense de Ciências do Esporte (CONSMCE).

Data:03 a 06 de setembro de 2012;
Local: Dourados, Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD);
Tema: “Educação Física, Esporte e Lazer - Fronteiras e Identidades: mediando a Universidade e a Educação Básica”;
RealizaçãoSecretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – Mato Grosso do Sul (CBCE).

Acessar a Congresso

IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte / XII CONESEF

Data: 18 a 21 de setembro de 2012
Tema: Educação Física, Identidades e Campos de Atuação;
Local: Universidade Federal do Espírito Santo / Centro de Educação Física e Desportos

IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Acessar a Congresso

VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Data: 13 a 15 de setembro de 2012
Tema: Pensando a Educação Física Escolar e Não-Escolar: estratégias na constituição de saberes
Local: Universidade Federal do Rio Grande

Acessar a Congresso

XVII CONBRACE / IV CONICE

Anais do XVII Conbrace e IV Conice

Ir para a página do Congresso


Local: Porto Alegre, Rio Grande do Sul;

Tema: "Ciência e Compromisso Social: Implicações na/da Educação Física e Ciências do Esporte.".



Acessar a Congresso

VII Congresso Goiano de Ciências do Esporte

Anais do VII Congresso Goiano de Ciências do Esporte

Este evento tem como objetivo reunir professores e estudantes pesquisadores para debater a Ciência e o Compromisso Social, suas implicações na/da Educação Física, Ciências do Esporte e áreas afins.

Acessar a Congresso

Futebol nas Gerais

O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG tem, desde setembro de 2006, se debruçado sobre temas correlatos ao futebol e as torcidas. Desde sua criação o grupo tem como característica a busca pela interdisciplinaridade. Após cincos anos de trabalho, importantes e agradáveis diálogos com colegas de diversas áreas do conhecimento, o grupo tem o prazer de convidá-los a participar de um desejo que se realiza, o evento “Futebol nas Gerais”. Este momento não poderia distanciar-se da característica anteriormente citada. Para tanto a amplitude deste evento se estende as ciências humanas e sociais, estudantes, pesquisadores, professores, interessados em geral no debate e produção acadêmica acerca do futebol. História, Ciências Sociais, Psicologia, Educação Física, Letras, Antropologia, Jornalismo, Administração, todos tem sua contribuição para os estudos do futebol. O “Futebol nas Gerais” espera ser um espaço para aproximar estes olhares. Sejam todos bem vindos.

Acessar a Congresso

III Seminário Nacional Corpo e Cultura

Local: São Luis - MA
Data: 11 a 13 de Agosto de 2011

Acessar a Congresso

XVI CONBRACE / III CONICE

Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / III Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Ir para a página do Congresso


Data: 20 a 25 de setembro de 2009;
Local: Salvador, Bahia;Tema: "Formação em Educação Física & Ciências do Esporte: políticas e cotidiano".

Acessar a Congresso

III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Anais do III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Data: 01 a 04 de Dezembro de 2010
Locais: UFPA/Castanhal) e UEPA/Belém
Tema: "O Norte da Educação Física e Ciências do Esporte: história de desafios para os dias atuais".

Acessar a Congresso

III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Anais do III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Data: 23 a 25 de setembro de 2010;
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
- Niterói/RJ; 
Tema: "Os Legados dos Mega Eventos Esportivos".

Acessar a Congresso

III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte

Anais do III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte"

Data: 24 a 26 de Setembro de 2010;
Local: Universidade Federal do Ceará;
Tema: "Formação de professores em Educação Física e atuação profissional: Um debate reaberto".

Acessar a Congresso

V Colóquio de Epistemologia da Educação Física

Anais do V Colóquio de Epistemologia da Educação Física




Data: 22 e 23 de Outubro de 2010;
Local: Universidade Federal de Alagoas;
Tema: "A problemática da relação teoria e prática: diversas perspectivas".

Acessar a Congresso

IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e I Congresso Distrital de Ciências do Esporte

Anais do IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e I Congresso Distrital de Ciências do Esporte



Data: 22 a 25 de Setembro de 2010;
Local: UniCEUB - Brasília, DF;
Tema: "Megaeventos esportivos: impactos para a Educaçaõ Física, Esporte e Lazer".

Acessar a Congresso

V Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Anais do V Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Data: 23 a 25 de setembro de 2010
Local: UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí;

Acessar a Congresso

VI Congresso Goiano de Ciências do Esporte

Anais do VI Congoce



Data: 10 a 12 de Junho de 2009;
Local: UFG e UEG/ESEFFEGO;
Tema: "Formação em Educação Física & Ciências do Esporte: políticas e cotidiano".

Acessar a Congresso

IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte



Data: 19 a 21 de setembro de 2008;
Local: Centro de Capacitação de Faxinal do Céu - Pinhão, PR
Tema: Ciência e Experiência: Aproximações e Distanciamentos.

Acessar a Congresso