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A CULTURA CORPORAL NO IFPR PARANAGUÁ: NOVAS POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIAS NO TEMPO E ESPAÇO DE LAZER DOS ALUNOS RELATANDO AS AÇÕES DE 2019
Última alteração: 2019-10-01
Resumo
Introdução/Conceituação
Este trabalho é um relato de experiência do projeto “A cultura corporal no IFPR Paranaguá: novas possibilidades de vivências no tempo e espaço de lazer dos alunos”, especificamente das ações realizadas no ano de 2019. Tal projeto surge em resposta a necessidade de construção de novos espaços para vivência e reflexão sobre as práticas corporais na instituição em pauta, sendo o objetivo sensibilizar a comunidade escolar em relação às práticas corporais no seu tempo e espaço de lazer, possibilitando, entre outros elementos, a interação desses sujeitos a partir de vivencias diversificadas. Adotou-se como ponto central o conceito de lazer, este entendido como “(...) possibilidade de organização e materialização da cultura e também como tempo e espaço de educação e desenvolvimento” (RECHIA, 2015, p.58), contemplando elementos interdisciplinares no planejamento e realização das práticas corporais de forma inclusiva, reflexiva e diversificada.
Palavras-chave: Lazer. Escola. Educação Física.
Metodologia
Segue a listagem das principais ações desenvolvidas: a) gestão e criação de espaços: cantinho das crianças (criação e organização de espaço lúdico para o livre brincar destinado a crianças localizado na biblioteca do Campus Paranaguá); qualificação do espaço quadra de espirobol (com pintura das linhas de demarcação e fixação de corda com bola); espaço interação e sala de práticas corporais (organização do espaço); b) elaboração de equipamentos lúdicos: construção do jogo Twister de TNT, arcos dança das fadas, saias de carimbo/frevo/siriri, decoração sombrinhas de frevo, esteiras cooperativas, tabuleiros gigantes entre outros c) colaboração em eventos: VII Festival de Dança IFPR Campus Paranaguá; Festival de Música IFPR Campus Paranaguá, Dança IFPR (evento que teve como objetivo promover um espaço de reconhecimento e troca de experiências entre a comunidade do IFPR Campus Paranaguá e os demais grupos de danças espalhados nos demais campis do IFPR; a programação foi composta por oficinas de diferentes modalidades de dança com professores locais, uma roda de conversa e terminou com uma mostra de dança; d) monitoria nas oficinas do NAC- Núcleo de Arte e Cultura em parceria com a SECULTUR-(Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá): Grafite, Fotografia, Capoeira, Dança Cigana; Momento relax., e)elaboração de artigos científicos: Ajustando o foco: relato de experiência da oficina de fotografia; O lugar do grafite no IFPR desvendando uma nova possibilidade de expressão; Capoeira e comunidade: relato de experiência da oficina cultural no IFPR Campus Paranaguá; Dança cigana e o empoderamento feminino: relato de experiência de uma oficina cultural no IFPR Campus Paranaguá.
Resultados
Especificamente para os envolvidos na gestão do projeto, percebe-se a exploração da potencia individual a partir do trabalho colaborativo, e o exercício da redação científica e qualificação das formas de comunicação de ideias. Sendo assim, infere-se que, os alunos envolvidos ficam mais responsáveis e se desenvolvem de forma ampliada com ênfase na criatividade e organização.
Conclusão/Considerações Finais
Considera-se ainda que as ações desenvolvidas podem estar contribuído para ampliação das possibilidades de vivencias no âmbito do lazer de comunidade escolar, tanto quanto o sentimento de pertencimento dos mesmos ao Campus Paranaguá a partir de estratégias sistemáticas e dos eventos realizados.
Referências
RECHIA, S. Cidadania e direito ao lazer nas cidades brasileiras: da fábula à realidade.In: Gomes, C. L.; Isayama, H.. (Org.). O direito social ao lazer no Brasil. 1ed. Campinas: Autores Associados, 2015, v. 1.
Este trabalho é um relato de experiência do projeto “A cultura corporal no IFPR Paranaguá: novas possibilidades de vivências no tempo e espaço de lazer dos alunos”, especificamente das ações realizadas no ano de 2019. Tal projeto surge em resposta a necessidade de construção de novos espaços para vivência e reflexão sobre as práticas corporais na instituição em pauta, sendo o objetivo sensibilizar a comunidade escolar em relação às práticas corporais no seu tempo e espaço de lazer, possibilitando, entre outros elementos, a interação desses sujeitos a partir de vivencias diversificadas. Adotou-se como ponto central o conceito de lazer, este entendido como “(...) possibilidade de organização e materialização da cultura e também como tempo e espaço de educação e desenvolvimento” (RECHIA, 2015, p.58), contemplando elementos interdisciplinares no planejamento e realização das práticas corporais de forma inclusiva, reflexiva e diversificada.
Palavras-chave: Lazer. Escola. Educação Física.
Metodologia
Segue a listagem das principais ações desenvolvidas: a) gestão e criação de espaços: cantinho das crianças (criação e organização de espaço lúdico para o livre brincar destinado a crianças localizado na biblioteca do Campus Paranaguá); qualificação do espaço quadra de espirobol (com pintura das linhas de demarcação e fixação de corda com bola); espaço interação e sala de práticas corporais (organização do espaço); b) elaboração de equipamentos lúdicos: construção do jogo Twister de TNT, arcos dança das fadas, saias de carimbo/frevo/siriri, decoração sombrinhas de frevo, esteiras cooperativas, tabuleiros gigantes entre outros c) colaboração em eventos: VII Festival de Dança IFPR Campus Paranaguá; Festival de Música IFPR Campus Paranaguá, Dança IFPR (evento que teve como objetivo promover um espaço de reconhecimento e troca de experiências entre a comunidade do IFPR Campus Paranaguá e os demais grupos de danças espalhados nos demais campis do IFPR; a programação foi composta por oficinas de diferentes modalidades de dança com professores locais, uma roda de conversa e terminou com uma mostra de dança; d) monitoria nas oficinas do NAC- Núcleo de Arte e Cultura em parceria com a SECULTUR-(Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá): Grafite, Fotografia, Capoeira, Dança Cigana; Momento relax., e)elaboração de artigos científicos: Ajustando o foco: relato de experiência da oficina de fotografia; O lugar do grafite no IFPR desvendando uma nova possibilidade de expressão; Capoeira e comunidade: relato de experiência da oficina cultural no IFPR Campus Paranaguá; Dança cigana e o empoderamento feminino: relato de experiência de uma oficina cultural no IFPR Campus Paranaguá.
Resultados
Especificamente para os envolvidos na gestão do projeto, percebe-se a exploração da potencia individual a partir do trabalho colaborativo, e o exercício da redação científica e qualificação das formas de comunicação de ideias. Sendo assim, infere-se que, os alunos envolvidos ficam mais responsáveis e se desenvolvem de forma ampliada com ênfase na criatividade e organização.
Conclusão/Considerações Finais
Considera-se ainda que as ações desenvolvidas podem estar contribuído para ampliação das possibilidades de vivencias no âmbito do lazer de comunidade escolar, tanto quanto o sentimento de pertencimento dos mesmos ao Campus Paranaguá a partir de estratégias sistemáticas e dos eventos realizados.
Referências
RECHIA, S. Cidadania e direito ao lazer nas cidades brasileiras: da fábula à realidade.In: Gomes, C. L.; Isayama, H.. (Org.). O direito social ao lazer no Brasil. 1ed. Campinas: Autores Associados, 2015, v. 1.